Flamengo sustenta vantagem no histórico contra o Grêmio e busca ampliar domínio no Campeonato Brasileiro

Clássico nacional opõe Rubro-Negro líder e Tricolor pressionado em duelo histórico no Maracanã
Flamengo e Grêmio se enfrentam no Maracanã
Flamengo e Grêmio se enfrentam neste domingo (31), às 16h, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo coloca frente a frente duas equipes que vivem momentos distintos na competição.
O Rubro-Negro lidera a competição com 46 pontos, quatro a mais que o Palmeiras (42), atual segundo colocado. Já o Imortal, com apenas 24 pontos, ocupa a 14ª posição, apenas cinco pontos acima do Vitória (19), primeiro time dentro da zona de rebaixamento.
Confronto que já decidiu Brasileirão, Copa do Brasil e semifinal de Copa Libertadores, Flamengo e Grêmio já se enfrentaram 111 vezes, com vantagem mínima dos cariocas: 40 vitórias, contra 37 triunfos gaúchos e 34 empates. No geral, o Rubro-Negro marcou 140 gols, contra 136 do Tricolor.
No Brasileirão, a vantagem histórica é do Imortal
Considerando apenas os jogos do Campeonato Brasileiro, a história muda de figura, com vantagem para o Grêmio, que venceu 29 vezes, contra 25 vitórias do Rubro-Negro, além de 21 empates em 75 jogos oficiais pela principal competição do país.
Com o Flamengo como mandante, a vantagem volta a ser dos flamenguistas: 30 vitórias, 13 derrotas para o Imortal e 16 empates. Contando apenas os jogos no Rio de Janeiro pelo Campeonato Brasileiro, a vantagem também é dos cariocas, com 20 vitórias, 11 empates e nove triunfos do Grêmio.

Nos últimos dez confrontos entre os rivais pelo Campeonato Brasileiro, o Flamengo venceu cinco vezes, incluindo a vitória por 2 a 0 em Porto Alegre, no primeiro turno. O Grêmio venceu três partidas recentes, além de dois empates.
Tricolor não vence o Flamengo no Rio desde 2021
A última vitória do Tricolor no Rio de Janeiro contra o Flamengo foi no Brasileirão de 2021, por 1 a 0, com gol de Miguel Borja, que ainda teve um pênalti defendido por Diego Alves nos acréscimos, garantindo o placar mínimo.
Após esse jogo, foram três encontros entre as equipes na capital carioca, todos vencidos pelo Rubro-Negro: 3 a 0 no Brasileirão de 2023; 1 a 0 na Copa do Brasil de 2023; e 2 a 1 na última edição do Campeonato Brasileiro.
COMENTÁRIOS